Postagens

PIAGET: PSICOLOGIA GENÉTICA E EDUCAÇÃO

Imagem
PIAGET: PSICOLOGIA GENÉTICA E EDUCAÇÃO A Epistemologia Genética de Piaget passa pelos estados de conhecimento menor para o estado maior de conhecimento, essa epistemologia  retrata um conhecimento de menor e maior valor. Para o autor o problema epistemológico se dá em saber como passar de um tipo de conhecimento para o outro e a psicologia da criança se tornou seu campo de estudos. Na genética para sua Psicologia e sua Epistemologia não se refere a marcas hereditárias como no campo biológico, mas sim sobre características como origem e gênese, sem analisar a capacidade intelectual dos jovens por meio de testes padrões como é feito geralmente na psicologia. Piaget e seu método que ficou conhecido como abordagem clínica tem uma entrevista livre que averigua a capacidade dos sujeitos para além das questões pré-elaboradas, colocando problemas abertos que o mesmo chamou de provas operatórias . No caso das crianças pequenas que ainda não possuem o instrumento de fala, coloca-se problemas...

A PROPOSTA DE VYGOTSKY: A PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA

Imagem
A PROPOSTA DE VYGOTSKY: A PSICOLOGIA SÓCIO-HISTÓRICA A proposta de Vygotsky para uma psicologia sócio-histórica  visa contribuir para a melhoria do trabalho educacional, esse é um trabalho complexo de construção de uma psicologia que analisa as problemáticas  emergentes de seu tempo. O estudo sócio-genético organiza relações com condições biológicas e neurológicas para tentar evitar os reducionismos. A revolução de 1917 foi um período de guerra, e nesse período  toda população Soviética sofreu com a fome e as diversas crises econômicas, em 1921 quando implantado o regime comunista por Lenin o país estava devastado e foi colocado como essencial enfrentar os problemas relacionados à educação, com uma renovação total baseada nas teorias marxistas para a construção de uma nova ciência libertadora dos povos da alienação do trabalho através das epistemologias socialista e da lógica dialética. Entre os pesquisadores havia duas principais correntes: Mecanicista que para eles a ci...

PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE

Imagem
 PAULO FREIRE E A EDUCAÇÃO COMO PRÁTICA DE LIBERDADE                                                                 INTRODUÇÃO A partir de duas obras do Paulo Freire (Pedagogia do oprimido e Extensão e Comunicação) esse breve texto visa mostrar a importância da educação e cultura na transformação da sociedade atual através do diálogo crítico e livre. (Freire,1970,p.5) “A pedagogia do oprimido é, pois, libertadora de ambos, do oprimido e do opressor, Hegelianamente diríamos: A verdade do opressor reside na consciência do oprimido.” É impossível de libertar-se sozinho, os seres humanos libertam-se em comunhão ,com o empenho e engajamento real é através da comunicação que se deve abandonar as ideias individuais de acumulação e desenvolver os países da América Latina e Caribe. Grande parte dos povos oprimidos sofrem d...

UM NOVO TEMPO

Imagem
UM NOVO TEMPO Eduardo de Souza Paiva Na contemporaneidade se debate apenas de maneira abstrata as questões relacionadas ao determinismo imposto pelo império euro-americano, já desmistificados seus métodos é preciso de uma ação coletiva transformadora para subverter essa situação escapando das propagandas enganosas. (Strauss, 1976, p.1) "Aprouve-nos, durante muito tempo, mencionar línguas a que faltam termos para exprimir conceitos, tais como os de árvore ou animal, se bem que elas possuam todas as palavras necessárias a um inventário minucioso de espécies e de variedades. Mas, invocando esses casos em favor de uma suposta inaptidão dos "primitivos" ao pensamento abstrato, omitimos, então, outros exemplos, que atestam que a riqueza em palavras abstratas não é só apanágio das línguas civilizadas."                                             Quando os colonizadores intelectuai...

GEOGRAFIA POLÍTICA E GEOPOLÍTICA

Imagem
  FRONTEIRA: A DEGRADAÇÃO DO OUTRO NOS CONFINS DO HUMANO                                                                                                                      JOSÉ DE SOUZA MARTINS  A fronteira, a frente de expansão da sociedade nacional sobre territórios ocupados por povos indígenas, é um cenário altamente conflitivo de humanidades que não forjam no seu encontro o homem e o humano idílicos da tradição filosófica e das aspirações dos humanistas. A fronteira é sobre tudo, no que se refere aos diferentes grupos chamados civilizados se situam “do lado de cá”, um cenário de intolerância, ambição e morte.                    ...

EDUCAÇÃO AMBIENTAL: POR UMA NOVA ORDEM INTERNACIONAL

Imagem
    Na atual conjuntura a questão ambiental vem se tornando cada vez mais foco de interesse das pessoas, de forma que as autoridades não conseguem mais camuflar o problema com suas propagandas e mentiras. Todos são afetados pel as catástrofes ambientais e seus efeitos, e é nesse contexto que a interdicisplinaridade se coloca como fundamental para a construção crítica levando em consideração inúmeros fatores que interseccionados compõe esse processo de “globalização”     Como se vê, estamos muito longe das respostas à la carte que nos são oferecidas por um ecologismo ingênuo , embora muitas vezes bem-intencionado, que a mídia manipula sabiamente nos convida ndo a cuidar do lixo nosso de cada dia ou daquela espécie que está ameaçada. Faça sua parte, convidam-nos, como se a parte de cada na injustiça ambiental que impera no mundo fosse de responsabilidade igual de cada um, como se o todo fosse a soma das partes, cada qual igual ao outro.      ...