Filosofia Antiga I
Eduardo de Souza Paiva.
Estudante de Licenciatura em Filosofia na Universidade Federal da Integração Latino-Americana.
113 – Simplício em phys. 1121,5
Pois os que supuseram que os mundos eram em números infinitos, como os seguidores de Anaximandro, Leucipo e Demócrito, e posteriormente os de Epicuro. Supuseram o nascer e o perecer por um tempo infinito; Com alguns deles sempre a nascer, outros a perecer. Diziam que o movimento era eterno.
Tema: Mundos Infinitos - Comentário de Simplício sobre a
Física de Aristóteles.
Ideia: Esclarecimento sobre a questão do princípio.
Data: SIMPLÍCIO 490 a 560 d/C.
Análise: O movimento é eterno, uns vivendo e outros deixando
de viver.
116 – Aristóteles em Fis. 1, 250 b 11.
Acaso o movimento foi alguma vez gerado... ou nem foi gerado, nem é destruído, mas sempre existiu e continuará a existir eternamente , e é
imortal e incessante para as coisas que existem sendo como que uma espécie de
vida para todos os objetos naturais? Mas todos os que afirmaram que há
mundos infinitos, e que alguns deles são gerados e outros destruídos, afirmam
também que o movimento existe sempre, ao passo que todos os que dizem que
há um só mundo, eterno ou não, formula uma hipótese análoga acerca do
movimento.
Tema: Gênese.
Ideia: O movimento eterno sempre existiu, gerado por uma
força Ilimitada. Uns dizem que existem mundos infinitos, outros dizem que há um
só mundo.
Data: ARISTÓTELES 384
a 322 A/C
Análise: Eternos ou não, mundos infinitos ou finitos. formulam
uma análise semelhante ao movimento de unidade
eterna.
118 – Aristóteles Fis. A 4, 187 a 20 (extraído de 104)
Mas os outros dizem que o Uno separara os contrários,
que estão presentes nele, como afirmam Anaximandro e todos os que adquirem a
unidade e a multiplicidade, como Empédocles e Anaxágoras; pois também estes
separam tudo o mais da mistura.
Tema: Abundância de diversidades.
Ideia: Certo para Anaximandro é que Ápeiron pode ser animado
por um movimento eterno, que ocasiona a separação dos pares de opostos.
Data: ARISTÓTELES 384 A 322 A/C.
Análise: Pode ser interpretado como infinito o movimento
eterno, que ocasionou a separação dos pares de opostos.
119 – Simplício in phys. 24, 21 (Continuação de 101ª)
É evidente que ele [Anaximandro] , ao ver a mudança
reciproca dos quatro elementos , achou bem não fazer de nenhum deles o
substrato, mas uma outra coisa a margem deles; e produz a geração não por
intermédio da alteração do elemento, mas pela separação dos contrários através
do movimento eterno.
Tema: Arché : Origem, Princípio.
Ideia: Para Anaximandro o universo teria resultado de
modificações ocorridas num princípio originário, esse princípio seria Ápeiron.
Data: SIMPLÍCIO 490 a 560 d/C.
Análise: Anaximandro observou a transformação dos quatro
elementos, e não achou apropriado fixar um desses como substrato, mas algo
diferente.
121 - Pseudo-Plutarco Strom. 2 (Continuação de 101 c e 122ª; DK 12 a 10)
Ele diz que o que produz, a partir do eterno, o calor e o
frio, se separou, quando da geração deste mundo, e que a partir dele uma
espécie de esfera de chamas se formou em volta do ar que circunda a Terra, como
a casca em redor de uma árvore. Quando esta esfera estalou e se encerrou em
determinados círculos, foi então que se formaram o Sol e Lua e os astros.
Tema: Dar origem a mistura de contrários.
Ideia : Para alguns interpretes isso significa a afirmação da
lei do equilíbrio universal, (garantida através do processo de compensação dos
excessos)
Data: Pseudo-Plutarco é o nome utilizado para se refletir
ao autor de vários textos que foram anteriormente atribuídos a Plutarco. Os textos
atribuídos são uma mistura de historia e mitologia.
Análise: O princípio
não é a água e nenhum dos elementos, mas sim o Ilimitado, dele nascem os céus e
os mundos neles contidos, de onde a geração do tempo é o fragmento.
Anaximandro: Geografo, Matemático, Astrônomo, e politico.
De sua vida quase nada se sabe, os relatos doxográficos nos
dão conta de que escreveu “sobre a natureza”.
Considerado pelos gregos como a primeira obra filosófica em
seu idioma.
O livro se perdeu sobrando apenas fragmentos.
Mediu a distância entre as estrelas e o calculo de sua magnitude.
Iniciador da astronomia Grega.
Filho de Praxides de Mileto.
Alma: psyché
Meados do Século VI A/C a chefia da escola de Mileto passa para
Anaximandro.
Introdutor na Grécia e aperfeiçoador do Gnômon , foi também
o primeiro á traçar um mapa Geográfico.
Para Anaximandro o universo teria resultado de modificações
ocorridas num principio originário ou Arché esse princípio seria o Ápeiron.
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