Filosofia Antiga I

Eduardo de Souza Paiva.


Estudante de Licenciatura em Filosofia na Universidade Federal da Integração Latino-Americana.


Foto: Tales de Mileto.

113 – Simplício em phys. 1121,5

Pois os que supuseram que os mundos eram em números infinitos, como os seguidores de Anaximandro, Leucipo e Demócrito, e posteriormente os de Epicuro. Supuseram o nascer e o perecer por um tempo infinito; Com alguns deles sempre a nascer, outros a perecer. Diziam que o movimento era eterno.

 

Tema: Mundos Infinitos - Comentário de Simplício sobre a Física de Aristóteles.

Ideia: Esclarecimento sobre a questão do princípio.

Data: SIMPLÍCIO 490 a 560 d/C.

Análise: O movimento é eterno, uns vivendo e outros deixando de viver.

 

 

116 – Aristóteles em Fis. 1, 250 b 11.

Acaso o movimento foi alguma vez gerado... ou nem foi gerado, nem é destruído, mas sempre existiu e continuará a existir eternamente , e é imortal e incessante para as coisas que existem sendo como que uma espécie de vida para todos os objetos naturais? Mas todos os que afirmaram que há mundos infinitos, e que alguns deles são gerados e outros destruídos, afirmam também que o movimento existe sempre, ao passo que todos os que dizem que há um só mundo, eterno ou não, formula uma hipótese análoga acerca do movimento.

 

Tema: Gênese.

Ideia: O movimento eterno sempre existiu, gerado por uma força Ilimitada. Uns dizem que existem mundos infinitos, outros dizem que há um só mundo.

Data:  ARISTÓTELES 384 a 322 A/C

Análise: Eternos ou não, mundos infinitos ou finitos. formulam uma análise  semelhante ao movimento de unidade eterna.

 

 

118 – Aristóteles Fis. A 4, 187 a 20 (extraído de 104)

Mas os outros dizem que o Uno separara os contrários, que estão presentes nele, como afirmam Anaximandro e todos os que adquirem a unidade e a multiplicidade, como Empédocles e Anaxágoras; pois também estes separam tudo o mais da mistura.

 

Tema: Abundância de diversidades.

Ideia: Certo para Anaximandro é que Ápeiron pode ser animado por um movimento eterno, que ocasiona a separação dos pares de opostos.

Data: ARISTÓTELES 384 A 322 A/C.

Análise: Pode ser interpretado como infinito o movimento eterno, que ocasionou a separação dos pares de opostos.

 

 

119 – Simplício in phys. 24, 21 (Continuação de 101ª)

É evidente que ele [Anaximandro] , ao ver a mudança reciproca dos quatro elementos , achou bem não fazer de nenhum deles o substrato, mas uma outra coisa a margem deles; e produz a geração não por intermédio da alteração do elemento, mas pela separação dos contrários através do movimento eterno.

 

Tema: Arché : Origem, Princípio.

Ideia: Para Anaximandro o universo teria resultado de modificações ocorridas num princípio originário, esse princípio seria Ápeiron.

Data: SIMPLÍCIO 490 a 560 d/C.

Análise: Anaximandro observou a transformação dos quatro elementos, e não achou apropriado fixar um desses como substrato, mas algo diferente.

 

121 -  Pseudo-Plutarco Strom. 2 (Continuação de 101 c e 122ª; DK 12 a 10)

Ele diz que o que produz, a partir do eterno, o calor e o frio, se separou, quando da geração deste mundo, e que a partir dele uma espécie de esfera de chamas se formou em volta do ar que circunda a Terra, como a casca em redor de uma árvore. Quando esta esfera estalou e se encerrou em determinados círculos, foi então que se formaram o Sol e Lua e os astros.

 

Tema: Dar origem a mistura de contrários.

Ideia : Para alguns interpretes isso significa a afirmação da lei do equilíbrio universal, (garantida através do processo de compensação dos excessos)

Data: Pseudo-Plutarco é o nome utilizado para se refletir ao autor de vários textos que foram anteriormente atribuídos a Plutarco. Os textos atribuídos são uma mistura de historia e mitologia.

Análise:  O princípio não é a água e nenhum dos elementos, mas sim o Ilimitado, dele nascem os céus e os mundos neles contidos, de onde a geração do tempo é o fragmento.

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Anaximandro: Geografo, Matemático, Astrônomo, e politico.

De sua vida quase nada se sabe, os relatos doxográficos nos dão conta de que escreveu “sobre a natureza”.

Considerado pelos gregos como a primeira obra filosófica em seu idioma.

O livro se perdeu sobrando apenas fragmentos.

Mediu a distância entre as estrelas e o calculo de sua magnitude.

Iniciador da astronomia Grega.

Filho de Praxides de Mileto.

Alma: psyché

Meados do Século VI A/C a chefia da escola de Mileto passa para Anaximandro.

Introdutor na Grécia e aperfeiçoador do Gnômon , foi também o primeiro á traçar um mapa Geográfico.

Para Anaximandro o universo teria resultado de modificações ocorridas num principio originário ou Arché esse princípio seria o Ápeiron.

 

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