EDUCAÇÃO AMBIENTAL: SOBRE AS MUDANÇAS CLIMÁTICAS
O país que se prepara para desaparecer: O aumento do nível do mar causa a perda de áreas além da escassez de água potável nas ilhas. A submersão total do território Tuvalu chama atenção para algo que já passa a ser recorrente e foi inclusive debatido soluções na COP26. Além das duas problemáticas já citadas acrescento a erosão por parte das ilhas, longos períodos de seca, aumento da temperatura do oceano e a invasão da água marinha que infiltra no solo. Essa situação é pior na região das ilhas do Pacífico e produzem efeitos em cascata sobre os ecossistemas, obrigando os moradores a sair de seu próprio território.
Os moradores falam sobre a ideia de oferecer terras em outros lugares para as famílias afetadas que abafa o verdadeiro debate que deve ser sobre resolver dentre elas a questão da emissão de gases de efeito estufa. Reivindicam compensação de países que aquecem o oceano por meio de suas emissões causando aumento da temperatura global e desastres naturais.
O país que conseguiu recuperar um "mar" que havia sido extinto: No mar do Aral no Cazaquistão, os níveis de água caíram e a salinidade subiu rapidamente matando todos os peixes, um morador relata a primeira experiência de não poder pescar e a necessidade de comprar o que antes era retirado do mar. Extremos opostos, problemas parecidos com resultados diferentes entre o norte e o sul do Aral, o norte se encontra revitalizado, junto com a água volta seu desenvolvimento econômico. Com a construção de uma barreira/dique de 12km para a melhoria dos canais que aumentaram seu nível em apenas sete meses. O governo Cazaque desempenhou papel fundamental para o sucesso do método implantado em 2005.
No sul do mar do Aral, no Uzbequistão continua seco em decorrência de politicas imprudentes da URSS no passado recente e hoje pela demanda de água para fins agrícolas que não deixam constituir fluxo suficiente para encher o mar do sul, essa água é usada principalmente para a produção de algodão. Em 2015 a bacia Oriental do mar do Sul do Aral secou completamente e a água nunca retornou. As empresas de extração de gás natural, produção de algodão e as substancias químicas que se concentram no solo explicam o motivo de ter obtido resultados diferentes.
BIBLIOGRAFIA:
https://www.bbc.com/portuguese/vert-cap-45134455
https://www.bbc.com/portuguese/internacional-59480079
Comentários
Postar um comentário